A educação especial tem sido caracterizada por muitas mudanças, neste sentido, precisamos acompanhar estas mudanças e para isto contamos com os estudos que a interdisciplina "Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especias" tem a nos eferecer, pois com certeza nos dará um maior embasamento nesta questão tão relevante nos dias atuais, que é a causa dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Temos consciência das mudanças ocorridas, porém sabemos que esta mudança anda a passos lentos, mas acredito que muita coisa boa já aconteceu, é só olharmos um pouco para trás, é o que nos fala o texto "História, Deficiência e Educação Especial". É triste pensar em que já houve uma época em que os deficientes sofriam de total ausência de um atendimento direcionado às suas limitações, sendo abandonados e até eliminados. Ainda bem que com o passar do tempo essa situação se dirigiu para um norte mais favorável, porém só a partir dos anos 50 que o atendimento educacional aos indivíduos que apresentavam deficiência foi assumido explicitamente pelo governo federal.
Há muito a ser feito, principalmente no que se refere à formação dos educadores que se sentem de mãos atadas, não sabendo lidar com determinadas situações envolvendo os alunos em questão.
Mudanças ocorreram sim, aos poucos a inclusão está se concretizando, mas como cita o texto, precisamos que seja conseguido garantir o acesso, a permanência e o sucesso de todos os alunos do ensino especial na escola.
domingo, 12 de abril de 2009
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5 comentários:
Simone!
O sucesso da inclusão depende de nós. Através do interesse em buscar técnicas e conhecimentos capazes de ajudar neste processo.
Existe um caminho a percorrer.
Ok.
Benites
Prof. Benites!
Realmente, o sucesso da inclusão depende de nós, pois se não "corrermos atrás", só teremos a perder, nós e nossos alunos, pois assim não estaremos trabalhando para realizar um bom trabalho e nem nossos alunos que merecem uma educação de qualidade estarão se sentindo verdadeiramente inclusos.
Simone!
Você poderia detalhar a sua expressão " corrermos atrás"
O que mais poderia ser necessário para esta inclusão?
O que o poder público poderia ajudar nisto dentro de nossa realidade?
Quais as experiências que você tem nesta área.
Um abraço.
Benites
Olá prof. Benites!
Quando me refiro a "corrermos atrás", me refiro ao fato de que nós professores nos sentimos angustiados por não nos sentirmos preparados para enfrentar situações que c om certeza surgirão no dia-a-dia ao trabalharmos com alunos de portadores de necessidades educacionais especiais. E quando falo "nós", falo em nome dos demais colegas, pois percebi que esta angustia é geral, o próprio fórum da interdisciplina que estudamos sobre este assunto, mostrou isto.
Se temos dificuldades com os alunos ditos "normais", que não são poucas por sinal, mais ainda com alunos especiais.Penso que o governo, seja de que esfera for, deveria se preocupar em oferecer mais cursos, treinamentos, enfim, pois não basta simplesmente "incluir" alunos com necessidades especiais nas escolas, há de ter todo um preparo que vai do espaço físico, como principalmente, ao meu ver, na formação dos professores. Eu mesmo citei em uma postagem no meu dossiê da inclusão, que não tive ainda algum aluno com necessidade educacional especial, posso dizer que não tenho experiência nesta àrea o que já me deixa aflita, pois então estarei apta para ajudar neste sucesso? Só mesmo "correndo atras", estudando, se informando, se formando...
Que possamos verdadeiramente contribuir positivamente para este sucesso!!
Simone!
Após minhas perguntas, avançaste tremendamente nas tuas idéias sobre a inclusão. Veja que temos muito mais a dizer. Senti da sua parte um mergulho de cabeça, inclusive uma certa preocupação de enfrentar o tema na tua escola. Veja que isto com certeza lhe dará condições de correr atrás, pois existe interesse e preocupação.
Vá em frente.
Ok.
Benites
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