domingo, 29 de novembro de 2009

Narrativa da criança

Fazendo a atividade da interdisciplina " Linguagem e Educação", em que o assunto em questão era sobre as práticas de leituras, escrita e oralidade no ambiente doméstico e escolar me fez constatar o que eu já presenciava em meu ambiente de trabalho, na escola de educação infantil, mas que me fez entender o porquê da criança, em suas narrativas, misturar realidade e ficção.
Aprendi que a criança ao longo de sua vida, ao ouvir histórias contadas pelos adultos e relatos do seu cotidiano, vai adquirindo um repertório de imagens, nomes e roteiros de ações que lhe darão suporte à suas posteriores narrativas, e então quando isso ocorre, ela acessa todos esses diferentes repertórios acumulados para fazê-lo. E de acordo com o que a autora Thais Gurgel nos transmite em seu texto, nos primeiros anos de vida é comum isso acontecer, no entanto isso deve ser encarado como um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos pequenos, pois se trata do surgimento do discurso narrativo, um dos primeiros passos em direção a expressão, que contempla essa mistura nesta fase da vida para mais tarde a própria criança fazer a separação.

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