terça-feira, 30 de novembro de 2010

Revendo minhas aprendizagens...Eixo VIII

No oitavo semestre contemplamos a realização do estágio curricular, etapa necessária para o desenvolvimento do curso.

Realizei meu estágio curricular em uma escola de educação infantil e, sinceramente, me realizei como professora, acredito que fiz uma ótima escolha, definitivamente, educação infantil é a minha àrea. Já trabalhava nessa escola mas, não atuava em sala de aula, e o estágio me proporcionou uma etapa muito envolvente, desafiadora e comprometida com meus alunos.

Para realizar o projeto que seria desenvolvido por mim e por minha turma durante este período de estágio curricular, tive como linha norteadora o objetivo estabelecido no Plano de Trabalho da turma de Pré 1 A, o qual citava:

"Desenvolver as potencialidades físicas cognitivas, emocionais e culturais da criança por meio da socialização, despertando sua autonomia, seu senso-crítico e sua criatividade, tornando-a um ser ativo na construção do seu conhecimento e na estruturação de sua inteligência."

Diante do projeto planejado realizei inúmeras atividades usando vários recursos como vídeos, passeios, conversas de roda e desenhos livres. Cada temática contemplava situações que sempre seguiam de muitos questionamentos, valorizando o que cada aluno sabia a respeito, oportunizando sempre a forte participação dos alunos nas mais variadas atividades.

Em se tratando de educação infantil não poderia deixar de contemplar um item de extrema importância que deve ser evidenciado nesta fase, a brincadeira. A partir daí, seguindo a linha norteadora que me orientava para realizar minhas atividades, busquei seguir o que a autora Tânia Fortuna dizia em um de seus textos: "sala de aula é lugar de brincar?"

"Reconciliando-o com a criança que existe dentro de si (sugestão de Freud aos educadores, para que viabilizem o educar), não para ser , novamente, criança, mas para compreendê-la e, a partir disto, interagir em uma perspectiva criativa e produtiva com seus alunos." (FORTUNA,2000,p.8)

Mas ao relembrar meu estágio não poderia deixar de comentar sobre o que considerei como a "menina dos olhos" da minha prática, trata-se do diário da turma que desenvolvi com meus alunos, o que mais tarde seria a mola mestra para desenvolver meu TCC.

No diário da turma, registrávamos o que havia acontecido na e com a turma, o que ia desde um relato sobre a história que escutamos até ao registro de um picnic por exemplo.

Com o desenvolver do estágio e consequentemente do diário da turma, pude observar que aquela simples atividade realizada com a turma estava proporcionando aos alunos uma participação importante em um evento de letramento, evidenciando uma prática que veio a favorecer as aprendizagens dos alunos, no sentido de levá-los a criarem suas hipóteses de leitura e escrita, percebendo também que tudo o que se fala pode ser sim escrito, documentado.

Segundo Emilia Ferreiro, psicolinguista argentina com várias obras sobre o processo de construçaõ da leitura e da escrita, "a aprendizagem se dá, pura e simplesmente, através da participação da criança em eventos de letramento, independentemente das características destes e das características da criança.

Ao relembrar essas situações fica fácil entender o que a autora cita, afinal é nesses momentos de letramento que o aluno participava de uma maneira que evidenciava a sua aprendizagem, pois ali ele estava desenvolvendo sua linguagem oral, relatando experiências vividas, ampliando seu vocabulário.

Foi uma fase muito importante da minha vida pessoal e profissional!!

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Simone,
teu post revela o que sentisse e o que viveste ao lado de teus alunos nesta etapa tão importante do curso, que é o estágio.
Teus registros/relatos sobre o desenvolvimento de tua prática foram muito importantes e mais tarde nortearam a escolha do tema de tua pesquisa. Lembra quando as professoras falavam da importância do registro, o que elas tanto falavam, se concretizaram...
Parabéns pelo trabalho desenvolvido no estágio e pela sabedoriaem estar atenta ao desenvolvimento de teus alunos e registrar o tua caminhada...
Abração...
Um bom final de semestre....