terça-feira, 30 de novembro de 2010

Revendo minhas aprendizagens...Eixo VII

Durante o sétimo semestre estudamos as seguintes interdisciplinas:
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Seminário Integrador VII;
  • Didática, Planejamento e Avaliação;
  • Linguagem e Educação.

Dentre estas interdisciplinas a que mais se relacionou com o tema escolhido para o meu TCC é a de Linguagem e Educação. Na verdade, ela até serviu como leitura para que eu pudesse me interar ainda mais do assunto, uma vez que o tema pesquisado foi o dos registros escritos coletivos na educação infantil como forma integrante dos eventos de letramento refletindo sobre a prática de tais atividades no processo de alfabetização.

Por ocasião do Módulo 8 deste eixo, os estudos realizados se referiam bem à minha àrea, aqui pude relembrar boa parte do que li para a construção de meu TCC. Nesta fase do semestre estudamos o texto de Iole Maria Faviero Trindade: "Múltiplas Alfabetizações, Alfabetismos/Letramentos. Nesse texto a autora promove a reflexão nos levando a perceber a diversidade de leitura, escrita e oralidade às quais as crianças e a infancia estão expostas.

São formas de letramento que povoam o seu dia-a-dia, seja por divulgação impressa, digital e eletrônica, através de outdoors, filmes, músicas, propagandas, desenhos, jogos infantis, etc. São marcas e produtos que alfabetizam crianças, jovens e adultos por meio do uso dessas novas tecnologias.

Livros de literatura infantil e jogos são apresentados a algumas crianças antes de elas entrarem na escola e iniciarem formalmente o processo de alfabetização.

A partir deste contato a criança formula suas hipóteses de leitura e escrita construindo seus conhecimentos ao se familiarizar participando de situações reais que envolvam as formas da escrita do dia-a-dia.

A educação infantil é uma etapa muito importante para o sucesso escolar das crianças. Se desde cedo, a escola proporcionar esse tipo de acesso, estará contribuindo para minimizar diferenças socioculturais tão presentes em nossa sociedade.

Passando por esta etapa vislumbrando o envolvimento em atividades de leitura e escrita, mais fácil se dará a próxima etapa a ser cumprida, a de leitores e escritores.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Simone,
fica evidente em tua postagem a contribuição da interdisciplina Linguagem e Educação tanto para tua prática docente quanto para teu TCC.
Tua postagem ficou muito boa, contextualizada, articulada e clara.
Parabéns...
Abração.